segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Naquela época em Roma havia uma festa chamada Saturnália que era uma festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro, nesse  período havia muita alegria e se trocavam presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Como podemos perceber, aquelas festas pagãs e a festa do deus Sol era exatamente na época do Solstício de Inverno no hemisfério Norte, e ao contrário, início do Verão no hemisfério Sul. Lá é início do Inverno o que combina com o Papai Noel com toda a sua roupa pesada e agasalhada, o mesmo não combina com quem está no Verão.

O que precisamos enfatizar agora é que embora a data tenha uma origem “menos nobre” o importante é que o povo cristão passou a comemorar em 25 de dezembro o Nascimento de Jesus Cristo, e isso foi sendo vivenciado por muitos e muitos séculos, até que aos poucos e ironicamente começou-se a perceber que a data de Natal não tem mais o sentido Cristão que teve durante muitos e muitos anos….
leandro e alan santos 6 ano F

Nenhum comentário:

Postar um comentário