segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


“Cultura e Alienação”

ALIENAÇÃO: Perda de algum bem material, físico, mental, emocional, cultural, social, político e/ou econômico. Onde você não apenas cede mas o recepciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura as coisas são humanizadas e os humanos são coisificados. Há alienação no sentido de vender, passar a posse de um objeto a outrem. Este termo é um dos mais usados hoje em dia.
CULTURA: A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.

                             “Cultura e Ideologia”
A  teoria da cultura coincide em parte com a teoria da ideologia9, (...) e que a primeira, desenvolvida principalmente fora do marxismo, necessita da segunda para poder vincular os processos culturais com suas condições sociais de produção.(...) A cultura não representa somente a sociedade; também cumpre, dentro das necessidades de produção de sentido, a função de reelaborar as estruturas sociais e imaginar novas (CANCLINI, 1995, p. 23).

                              
POR: Geisiane Vanessa & Nathálya Rosa  (7° B)


Nenhum comentário:

Postar um comentário